O sonho é a via régia para o inconsciente, como aprendemos com Freud em sua Traumdeutung, Interpretação dos Sonhos(1900).
Essa que foi e continua sendo uma grande obra.
Um presente para a humanidade, que pôde descobrir que seus sonhos transmitem uma mensagem. .
Uma mensagem que vem, não qdos deuses, como acreditavam os povos antigos, e sim uma mensagem do Outro. Esse outro q é o inconsciente de cada um.
E por ser uma mensagem do inconsciente do sonhador, ela não pode ser interpretada com a leitura dos signos, que tem o valor igual para todos.
Ela é particular a cada analisando e somente falando ele poderá colocar em palavras as cenas do que sonhou.
Quando o relatar em análise, quando colocar em palavras as imagens e fizer o deslizamento de significantes, poderá descobrir o wunsch do sonho.
Essa formação do inconsciente (o sonho) será trabalhada no curso que faremos no Instituto Tempos Modernos.
Texto por Andreneide Dantas
Data: 01 de julho de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário