Como lidar com as emoções em tempos de Pandemia!




Gravação da Live realizada no Instagram da Escola estadual Salete Gusmão de Araújo de Maceió-Alagoas dia 02 de junho. (@saletegusmao_oficial)

Psicanalista: Andreneide Dantas - SP – Escuta Analítica, convidada por Maria Auxiliadora Marcolino, psicóloga-Al e moderada pelo professor Genivaldo Júnior



1- É possível vislumbrarmos algumas mudanças nas relações interpessoais depois da pandemia do Covid 19?

2- Com todo esse cenário de consternação, luto (de alguns), apreensão e ansiedade, enquanto psicanalista, a senhora já tem uma visão geral da sociedade e de como estão vivenciando esse momento?

3- Em relação aos professores, quando surgiu a necessidade de trabalharem em home office (trabalhar de casa), ficaram apreensivos, pois alguns não tinham habilidade com a tecnologia. Tiveram que aprender a operar aplicativos, fazer aulas online ou gravar. A ansiedade e medo que tiveram pode trazer consequências para eles depois da pandemia?

4- É possível que as pessoas ressignifiquem suas vidas e seus relacionamentos ainda durante o processo da pandemia?

5- O isolamento social pode interferir na educação integral do aluno? Nesse isolamento é possível que o desencadeamento dos medos permaneça?

6- Como os professores podem trabalhar a questão da ansiedade?

7- Ter esperança em um futuro diferente, um futuro melhor, pode ajudar nesse momento?

8- É possível aproveitarmos esse momento para estreitarmos laços familiares? 

9- Nesse momento estamos aprendendo a lidar com muitas surpresas: tecnologia, convívio 24hs com família. Tem como se preparar para um momento como esse?

10- Os alunos, nossos jovens são adolescentes (6 a ensino médio), qual a melhor forma para eles vivenciarem esse momento e saírem ganhando emocionalmente?


Clique
https://www.instagram.com/tv/CDbfVMYlMvV/?utm_source=ig_web_copy_link


hashtag: #escutaanalitica1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adolescência e suas dificuldades

Escutamos o sujeito que sofre

Psicanálise - Tratamento através das palavras