A importância do atendimento psicanalítico para pacientes com câncer de mama





Qual é a importância de uma sessão de terapia para um/uma paciente com câncer de mama?

É de fundamental importância que os pacientes com câncer possam fazer não somente uma sessão, mas um tratamento psicológico para poderem falar desse momento tão difícil em suas vidas. Pois, os médicos vão tratar o órgão doente, o organismo. Visto que o sintoma para a medicina difere do sintoma na psicanálise. Os médicos investigam e fazem as intervenções que são importantes e das quais eles dispõem: cirurgias para a retirada ou não das mamas, radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia para tratar e matar as células cancerígenas.

O tratamento psicanalítico vai tratar o sujeito que está doente, para ele poder falar, produzir discurso sobre o que está afetando seu corpo. Para poder subjetivar seu sofrimento. O tratamento medicamentoso é o mesmo para a maioria dos pacientes, salvo quando a descoberta é no início ou em estágio mais avançado.

Na análise o paciente vai falar da dor que sente, e não estou falando somente da dor física, estou falando da psíquica diante da perda de um órgão tão importante quanto as mamas. Fala do medo da morte, da angústia diante de uma doença tão grave.



#escutaanalitica #escutaanalitica1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu?