A terceira idade e o tempo... em tempo


O que está em jogo é o viver a vida, onde muitas das vezes esse viver é experimentado como um pesadelo, como algo muito sofrido. Sofrimento esse que o indivíduo ao dizer: “não tenho mais tempo, minha vida está chegando ao fim”, proporciona um fechamento, restringindo sua existência, neutralizando suas possibilidades de expansão.


O homem nasce desamparado. Temos que permanecer nesse estado de desamparo? Temos que permanentemente nos sentirmos mal em todos os momentos de nossas vidas? Temos que, perto do fim – e quando é o fim? – nos sentirmos mal?


Ou podemos trabalhar o mal-estar- estrutural e transformá-lo. Já que existem diferenças, rupturas, outros tempos, ritmos e intensidades várias. Leonardo da Vinci começou a desenvolver sua genialidade ainda jovem, em Florença. Só aos 54 anos, contudo, criou a Mona Lisa, sua mais célebre pintura. E também, muitos escritores atingem o auge de sua carreira justamente no fim da vida.


Artigo: Terceira idade e o tempo... em tempo.

Leitura completa em: http://escutaanalitica.com.br/c_artigos/a-terceira-idade-e-o-tempo-em-tempo-neusa-lais/


.

.

.

#psicanalise #psique #inconsciente #analise #psicanalistas #idosos #velhice #idade #escutaanalitica #escutaanalitica1 #psychoanalysis #psyche #morte #sigmundfreud #freud #psicanalisetododia #unconcious #viver #vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu?