Inconsciente



O inconsciente é uma instância simbólica, sendo autônoma em relação ao Eu do sujeito. É algo que governa ou desgoverna a vida, é o que não descansa nunca, pois ele conta, reconta, calcula, conta a dor, a morte, a vida do sujeito. Até quando dormimos ele está de plantão, como um capitalista que não para nunca, segundo os ensinamentos freudianos, e produz os mais belos sonhos e bizarros pesadelos!


Esse inconsciente – o freudiano – não é o mesmo que o contrário da consciência, é o que traz o selo das palavras escutadas na infância, dos significantes primordiais que marcaram o sujeito desde que nasceu. Tem relação com sua história familiar, com os costumes e o discurso de sua família, pois assim como os traços genéticos, eles também são transmitidos através das gerações.

O sintoma de cada um é inconsciente, por isso é algo mais forte que o sujeito, maior que sua vontade, algo que o incomoda, faz sofrer, e traz prejuízos; que o desconcerta, o desequilibra e faz dele um fantoche de seu Inconsciente.

A análise deste terreno inconsciente, que revela os equívocos, os tropeços de linguagem e as armadilhas que cada sujeito se faz, possibilita que ele saiba quais são os significantes que marcaram sua existência e que o empurra a fazer suas escolhas, seu modo de amar e de gozar (gozo no sentido psicanalítico: uma satisfação que nem sempre é prazerosa). Artigo: Quem é esse outro que habita em mim?
Para leitura completa acesse: www.escutaanalitica.com.br ou http://escutaanalitica.com.br/c_artigos/quem-e-esse-outro-que-habita-em-mim_-andreneide-dantas/

.
.
.
.
#psicanalise #psicanalisetododia #psychoanalysis #inconsciente #escutaanalitica #escutaanalitica1 #saudemental #saudepsiquica #lapsos #sonhos #repeticao #inibicao #sujeito #sigmundfreud #freud #equivocos #tropecos #palavras #traumas #infancia #familia #sonhos #pesadelos #impedimentos #facaanalise #depressao #ansiedade #bloqueio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu?