Culpa e sacrifícios


 


Alguns pacientes em análise sentem sinais de piora, logo depois que tinham tomado consciência da melhora que tinham obtido através de seu trabalho analítico. É comum em alguns casos que o paciente comece uma análise e descubra entraves que estava atrapalhando sua vida e isso faz com que ele desfaça equivalências sintomáticas e melhore. Nesse ponto, pode acontecer uma desestabilização. Isso parece contraditório: “Como pioram depois de ter se dado conta de que tinha melhorado?”

Para trabalharmos sobre esse assunto, retomo o que Freud nos disse no artigo “O Eu e o Isso”, quando assinalou, que algumas pessoas não suportam o alívio sintomático, bem como não se sentem bem quando são elogiados. Para o primeiro, nomeou esse comportamento de “reação terapêutica negativa”. Uma reação que é desencadeada quando o paciente percebe que melhorou e isso se apresenta como um perigo para seu aparelho psíquico.

Artigo: Culpa e sacrifícios
Leitura completa em: http://escutaanalitica.com.br/c_artigos/culpa-e-sacrificios-andreneide-dantas/ ou www.escutaanalitica.com.br


#escutaanalitica1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eu sinto afeta meu corpo?

Neurose Obsessiva