Situações embaraçosas, escolhas de caminhos tortuosos, pensamentos repetitivos, sofrimentos que poderiam ser evitados… Quem é o causador? (leia-se causa-dor). O porquê disso tudo? Destino? Carma? Azar?

Por que mesmo querendo fazer diferente algumas pessoas não conseguem? Por que não conseguem ser donos de suas escolhas?

Alguns buscam a resposta na ciência, religião, cosmo ou nas estrelas. Outros, inconformados e cansados de tanto sofrerem, munem-se de coragem (pois é preciso ter coragem para enfrentar os próprios fantasmas) e encaram uma análise. Chegam um pouco desacreditados em relação ao que vão encontrar. Perguntam-se se é melhor tomar remédios, pois o problema pode ser um hormônio “enlouquecido” ou uma doença genética.

Sabemos que essa não é uma tarefa simples, pois existe todo um percurso a seguir e geralmente o sujeito que sofre, acredita ser mais fácil procurar culpados. Dizem que o culpado primeiramente é sempre o outro: o pai, a mãe, o chefe, o namorado, a namorada, gene ou uma molécula.

Um Outro fala além de mim? “Não sou dono de todas as minhas vontades?”, perguntam-se. Somente depois é que descobrem que esse Outro que governa seus pensamentos, suas fantasias, seu Eu e sua vida, é um outro dele mesmo, é um Outro que habita dentro dele, a ponto de fazê-lo tomar uma ou outra atitude. Custam a acreditar que essa força que é maior que sua vontade e o impulsiona a sofrer e repetir situações muitas vezes desprazerosas, provém deles mesmos, e não do destino. Quando finalmente não conseguem mais negar, começam a se responsabilizar pelo que fazem.

Artigo: Quem é esse OUTRO que habita em mim?
Leitura completa em: www.escutaanalitica.com.br ou http://escutaanalitica.com.br/c_artigos/quem-e-esse-outro-que-habita-em-mim_-andreneide-dantas/

.
.
.
#psychoanalysis #analyzing #psychoanalysts #Mentalhealth #psychichealth #Suffering #malaise #cause #psicanalisetododia #escutaanalitica1 #escutaanalitica #clinicadepsicanalise #saudemental #saudepsiquica #inconsciente #sofrimento #malestar #unconscious #causa #tristeza #ansiedade #pulsao #depressao #lapsos #psicanalise #saopa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eu sinto afeta meu corpo?

Neurose Obsessiva

Ansiedade Infantil