Inconsciente
O conceito de inconsciente já existia antes de Freud, ele pertence à filosofia. Mas é também verdade que o termo inconsciente depois de Freud, não é mais o mesmo. O inconsciente do qual estamos falando é o reservatório das marcas e palavras recebidas e ouvidas daqueles que se ocuparam do pequeno ser falante.
Ele é o representante de tudo que corresponde à história do sujeito: sua família, seus ancestrais, os costumes familiares, a religião, a situação de vida, e principalmente os sintomas. Sintomas esses, que são transmitidos de geração a geração.
Quando uma criança nasce ela traz em seu corpo a herança genética com seus traços e DNA característico, e também traz uma outra herança. A herança discursiva, “herança de comportamentos”, como dizem alguns pacientes. Esses costumes e comportamentos podem ser sadios e outros tantos podem ser esquisitos, estranhos, dolorosos e até perversos.
Foi escutando suas pacientes sofredoras que Freud descobriu que além das palavras que elas proferiam algo a mais era revelado: a verdade inconsciente de cada um. Através dessa escuta cuidadosa, desse desejo dele em escutar, o inconsciente foi se mostrando e se demonstrando.
Artigo: O que é psicanálise e com o que trabalhamos?
Para leitura completa acesse: http://escutaanalitica.com.br/c_artigos/o-que-e-a-psicanalise-e-com-o-que-trabalhamos-andreneide-dantas/
.
.
.
.
#psicanalise #psicanalisetododia #psychoanalysis #inconsciente #escutaanalitica #escutaanalitica1 #saudemental #saudepsiquica #lapsos #sonhos #repeticao #inibicao #sujeito #sigmundfreud #freud #equivocos #tropecos #palavras #traumas #infancia #familia #sonhos #pesadelos #impedimentos #facaanalise #depressao #ansiedade #bloqueio #semanapostsinconsciente
Comentários
Postar um comentário