Semana POSTS Psicanálise



Falar de psicanálise nos tempos atuais é contar com um recurso fundamental, descoberto e inventado por um psicanalista que tinha como formação primeira a de ser um homem da ciência. Médico neurologista que percebeu que os sintomas e as doenças que seus pacientes tinham não pertenciam ao âmbito do corporal, portanto, do biológico.


Esse homem é o Dr. Sigmund Freud, médico austríaco que em 1900 escutou, através dos relatos de seus pacientes, que o sofrimento que sentiam, transcendia ao biológico, estavam ligados ao psíquico, ao discurso que eles apresentavam, sem saber o que diziam.

Depois da descoberta de Freud a humanidade não foi mais a mesma, houve um abalo em seu ser, todos souberam que o eu de cada um, “não era mais senhor em sua própria moradia”.
Cada um descobriu que não era dono de toda situação sobre sua vida, já que haviam escolhas que estavam relacionadas não com sua consciência e sim com o seu inconsciente.

Um Outro fala além de mim? Existe um Outro em mim? Não sou dono de todas as minhas escolhas? Existe algo que não entendo em relação ao meu sofrimento?

Foram algumas das formulações feitas. Formulações essas, que abalaram o rigor e o narcisismo de alguns, provocaram entusiasmo naqueles que descobriram que podiam curar-se, e rechaço em outros que não queriam ver nem ouvir o que a psicanálise tinha a dizer. Esses sentimentos ainda são atuais...
.
.
.
#psicanalise #psicanalisetododia #psychoanalysis #inconsciente #escutaanalitica #escutaanalitica1 #saudemental #saudepsiquica #lapsos #sonhos #repeticao #inibicao #sujeito #sigmundfreud #freud #equivocos #tropecos #palavras #traumas #infancia #familia #sonhos #pesadelos #impedimentos #facaanalise #depressao #ansiedade #bloqueio #semanapostspsicanalise

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu?