YES Blog da Escuta: Alunos com dificuldades escolares - Qual é a causa ?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alunos com dificuldades escolares - Qual é a causa ?


(Imagem retirada da internet para fins de ilustração)
                             


Alunos com dificuldades escolares - Qual é a causa?

A escola é um lugar que possibilita o desenvolvimento do sujeito, também é um lugar de socialização.

É fato comprovado, que muitas crianças apresentam problemas ou dificuldades escolares e que na grande maioria, essas dificuldades não tem uma única causa. Podemos encontrar um conjunto de situações que incidem ou culminam nas dificuldades e que podem – se não forem tratados – evoluir para o fracasso escolar.

Portanto, não se trata de ‘procurar culpados’, para justificar esse sintoma, e sim de entender quais são os fatores que podem estar influenciando para que esses alunos não tenham um desenvolvimento escolar dentro do esperado.

E se não for feita uma avaliação cuidadosa, podemos encontrar diversas situações em que o aluno é considerado e rotulado de preguiçoso, quando na verdade existem fatores emocionais que podem estar impedindo o desejo de “querer saber”, de  “querer aprender”.

Esses fatores tanto podem ter natureza orgânica (doenças, dificuldade de visão ou audição, problemas neurológicos, etc.); ou algo relacionado a sua vida familiar (relação com seus pais, mudança de casa, morte de um ente querido, nascimento de irmãos) e ainda,  podemos encontrar dificuldades  de socialização, de convivência em grupo, com seus colegas, dificuldades com algum professor (que representa figura de autoridade).

Enfim, a causa não é única e podemos através da análise, dar lugar e voz para o sujeito que sofre e que se esconde atrás do aluno. E dessa forma, a criança terá a possibilidade de encontrar os porquês de suas dificuldades escolares.

Todavia, isso será possível quando ela tiver a oportunidade de falar sobre o que lhe acontece, para que possa colocar em palavras aquilo que está ‘guardado ou reprimido no seu inconsciente’
E a escola tem uma função fundamental, pois, através do olhar cuidadoso do professor, poderá orientar seus alunos e a família para que busquem  ajuda.

Quando a criança tem a chance de falar sobre seus mal-estares, pode desfazer as equivalências sintomáticas que o impede de prosseguir aprendendo. E com isso, terá a chance de não carregar o peso de um fracasso escolar. Peso esse, que poderá atrapalhá-lo por toda vida.

#fracassoescolar #evasãoescolar #preguiçoso #alunos #aprender

Andreneide Dantas (28/08/12)
                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário