YES Blog da Escuta: Problemáticas Escolares

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Problemáticas Escolares

                                                            

Agradecemos a presença de todos os que participaram dessa, que foi a terceira Palestra do ciclo “Como nos afeta nossa Época”, do Instituto Tempos Modernos em parceria com a Escuta Analítica, no último dia 01 de agosto.

Mais uma vez ficou evidenciado, que não existe uma única causa para que as crianças e ou adolescentes tenham problemas na escola. Sabemos que alguns desse problemas, são resolvidos facilmente entre eles, enquanto outros, quando não são detectados e orientados para serem resolvidos, podem trazer graves consequências para os mesmos.

Em relação ao que foi apresentado pelas psicanalistas e reiterado através do debate que sucedeu as palestras, o mais importante a considerar é que não existe um desejo natural que direcione a criança para o saber, isso significa que não existe um desejo natural para que a criança queira aprender na escola.

Essa situação vai depender de outras que são fundamentais. Destaco as mais importantes: a função da família no estabelecimento dos limites em relação ás vontades e desejos dos filhos e professores imbuídos do desejo de ensinar, para que possa causar no aluno um desejo de aprender.

Muitos pais na atualidade não se autorizam a fazê-lo (por não conseguirem, as causas geralmente são inconscientes, portanto sintomáticas) e dessa forma deixam seus filhos a mercê de seus impulsos destrutivos.

Isso equivale a dizer, que eles ficam sem limites e numa instabilidade de humor tão grande que dificultam ou os impedem de viver bem em comunidade: na sala de aula, com grupo de colegas e amigos. Algumas vezes, a única forma que encontram de serem contidos (em relação a seus impulsos) é com drogas medicamentosas que os façam ficarem quietos e prestarem atenção no que o professor diz.

E quando a autoridade familiar falha, as crianças e jovens ficam perdidos sem saber o que fazer. Sem rumo, se deparam com situações embaraçosas e as problemáticas escolares tem lugar.

Os professores também têm uma função fundamental: a de transmitir o saber e se eles não tiverem desejo pra ensinar, não poderão causar no aluno o desejo de aprender.

Quando os pais não cumprem sua função e os professores não se autorizam, todos perdem: alunos, pais, educadores e sociedade em geral.


Nosso próximo encontro será dia 12 de setembro com o tema sobre As Violências. 

Andreneide Dantas

#problemasecolares #escola #aluno 


Nenhum comentário:

Postar um comentário