Comemoração do dia das crianças



Parto do princípio de que é diariamente  dia das crianças, dos adolescentes, dos adultos e dos idosos.

Mas, para nos atermos a data comemorativa pergunto-me quando começaram a comemorá-la?

Não precisamos gastar muito tempo para reconhecermos que essa data é uma formas de impulsionam o consumismo, já que nela são oferecidas (maciçamente) quase como ordens, para que pais, tios, avós etc, comprem presentes e dêem a seus filhos, sobrinhos, netos e etc.

Enfim, a data está posta há muito tempo e não dá para mudá-la, também não seria o caso.

Em relação às crianças que não ganham presentes, como será que se sentem? Não são crianças? Não são amadas?

E não ganharão presentes porque seus pais não podem? Por que lhes faltam recursos mais básicos como um lar e uma família?

Por outro lado, encontramos adolescentes e até alguns adultos que continuam ganhando presentes nesse "Dia das crianças".

Será esse, um ato sem consequência para essas pessoas? Já que essa é somente uma data comemorativa? Ou terão esses pais dificuldades em aceitar que seus filhos não são mais crianças e sim, adolescentes e adultos?

2007.

Andreneide Dantas
Psicanalista e Psicóloga

#escutaanalitica1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Gozo na psicanálise Lacaniana

Quem é esse Outro que habita em mim ?

A importância da fala - Parte 1