YES Blog da Escuta

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Concluímos no último dia 7/11/ o ciclo de palestras intitulada acima. Ao longo de 2013 um grupo de psicanalistas do Instituto Tempos Modernos, realizou uma reflexão e um debate a respeito das patologias que assolam aos sujeitos em nossa sociedade.

Essas patologias éticas são as respostas sintomáticas que cada sujeito encontrou para demonstrar como é afetado em seu cotidiano pelas transformações tanto tecnológicas quanto científicas; pela queda da autoridade paterna; pela perda de referências simbólicas e a inversão de valores, onde se propaga que o mais importante é o ter em vez do ser.  

Somado a essas mudanças globalizadas, temos a história particular de cada um que tem relação com sua história familiar, suas crenças, suas interpretações e seus gozos, enfim aquilo que constitui sua subjetividade.
Por sermos falantes somos afetados pelo que dizemos, pelo que ouvimos e pelo que calamos. Temos um inconsciente do qual um corpo goza. Isso significa que o corpo é afetado pelo dizer, com inibições, sintomas e angústias. E como resultado poderá desencadear muitos sofrimentos e doenças graves, que muitas vezes desconcerta à medicina.

Todo sofrimento traz o selo da marca da história subjetiva de cada um, e sendo assim, não será com drogas licitas ou ilícitas que o sujeito conseguirá a cura para esses males existenciais, pois enquanto houver o rechaço do propriamente humano não será possível que se responsabilize pelo que lhe acontece. Portanto, será manipulado como uma marionete por seu inconsciente.

Os trabalhos apresentados foram sobre: As Depressões, O Pânico, As Violências, Problemáticas Escolares, A Solidão e por fim, os Tóxicos e Manias.



E para aqueles que não puderam comparecer e ou quiserem rever os conceitos abordados, poderão a partir de dezembro conferir os vídeos no site www.escutaanalitica.com.br  e youtube.com/escutaanalitica1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário