![]() |
(Imagem retirada da internet para fins de ilustração) |
Muitas pessoas têm hábitos ou
manias de várias coisas, outros têm superstições. Nas duas situações, elas
podem viver a vida toda e conviver bem com elas, como se fizessem parte de
seu ser. Existem até aqueles que “brincam” e dizem que ‘esses são eles’ como se fossem seus cartões de visita, o que os
identificam.
Por outro lado, existem
hábitos ou manias que são mantidas em segredo: mania de deixar sapatos enfileirados, quadros milimetricamente
arrumados, mania de lavar as mãos diversas vezes, de verificar se o botão do
fogão está desligado, de verificar se deixou a porta fechada e até de conferir
se escreveu mesmo, “aquele trabalho ou
aquele artigo’’ que queria tanto escrever.
Milhares de pessoas no mundo
inteiro podem se identificar com esses comportamentos.
Porém, é importante ressaltar que quando esses atos estiverem ‘prejudicando’ o bem-estar e causando sofrimento, que procurem ajuda.
Porém, é importante ressaltar que quando esses atos estiverem ‘prejudicando’ o bem-estar e causando sofrimento, que procurem ajuda.
Muitas dessas ‘manias’, são
sentidas como imperativos e acompanhadas sempre de fantasias e pensamentos
negativos: “se não fizerem tal “coisa”
algo de muito ruim ( que pode ser até um acidente, doença ou morte) pode acontecer com eles ou com um dos
familiares”. É o que nos dizem muitos pacientes.
Portanto, um ciclo se repete:
eles têm pensamentos ruins e para livrar-se de alguma culpa inconsciente,
precisam compulsivamente repetir
essas manias. Esses comportamentos podem em alguns casos interromper o
desenvolvimento saudável de uma vida: pode atrapalhar nas escolhas ‘amorosas’, no
trabalho ou nos estudos...
É conhecido (através das mídias), casos de cantores e atores famosos, que revelaram terem descoberto que sofriam
de uma neurose (neurose obsessiva) e que até então, acreditavam que o que eles faziam eram atos supersticiosos e não manias. Outros descobriram que sofriam de um transtorno
psíquico chamado de T.O.C. (Transtorno obsessivo compulsivo), nomenclatura essa inventada e catalogada nos manuais psiquiátricos, quando retiraram do mesmo o termo neurose.
Os pacientes quando nos
procuram, muitas vezes não falam sobre esses sintomas, vêm geralmente por
outros motivos, mas a medida que a análise avança, vão revelando esses comportamentos e se dispondo a entender porque os repetem, para descobrir a causalidade psíquica.
Esse é um momento muito importante pois, se instaura a possibilidade no sujeito de poder abrir mão deles, transformando-os. Digo que se trata de poder, porque em psicanálise nós sabemos que os sintomas, sempre representam algo para o sujeito. E se os mantinham é porque eles representavam uma verdade que estava inconsciente. Era importante mantê-los pois alguma satisfação obtinham...mesmo que fosse de forma desprazerosa.
A
análise possibilita uma metamorfose no sofrimento e o possibilita uma nova forma de viver.
Andreneide Dantas
11/04/12
#Manias #Compulsivamente #T.O.C #NeuroseObsessiva #Afeto #Repressão #Inconsciente #compulsão #neurose
Nenhum comentário:
Postar um comentário