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Crianças medicadas em vez de escutadas.

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(Imagem retirada da internet para fins de ilustração) Muitas crianças apresentam dificuldades escolares: dificuldades para aprender Matemática, para ler e escrever. Outras, apresentam dificuldades em se concentrar na sala de aula. Para essas últimas, alguns profissionais ou pais (angustiados) antecipam-se em diagnosticá-las como crianças com problema neurológico intitulado de TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou dislexia,  e mediante esse diagnóstico são ministrados medicamentos. Não é por acaso, que o número de caixas do medicamento Cloridrato de Metilfenidato consumidos no Brasil subiu em dez anos (2000 a 2010) de 70 mil para 2 milhões segundo IDUM (Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos). O que aconteceu aqui? Porque um número tão expressivo? Podemos e devemos, antes de darmos um diagnóstico que classifique alguém com problemas neurológicos ou psiquiátricos, nos perguntar:  O porquê de sua desaten...

Quem é esse Outro que habita em mim ?

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Situações embaraçosas, escolhas de caminhos tortuosos, pensamentos repetitivos, sofrimentos que poderiam ser evitados... Quem é o causador? (leia-se causa-dor). O porquê disso tudo? Destino? Carma? Azar? Por que mesmo querendo fazer diferente algumas pessoas não conseguem? Por que não conseguem ser donos de suas escolhas? Alguns buscam a resposta na ciência, religião, cosmo ou nas estrelas. Outros, inconformados e cansados de tanto sofrerem, munem-se de coragem (pois é preciso ter coragem para enfrentar os próprios fantasmas) e encaram uma análise. Chegam um pouco desacreditados em relação ao que vão encontrar. Perguntam-se se é melhor tomar remédios, pois o problema pode ser um hormônio “enlouquecido” ou uma doença genética. Sabemos que essa não é uma tarefa simples, pois existe todo um percurso a seguir e geralmente o sujeito que sofre, acredita ser mais fácil procurar culpados. Dizem que o culpado primeiramente é sempre o outro: o pai, a mãe, o chefe, o namorado, a namorada, gene...

A análise liberta as crianças daquilo que elas ouve

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Quando atendemos crianças em psicanálise, podemos libertá-las através das palavras, daquilo que elas ouviram e ouvem dos seus pais e familiares, como bem nos ensinou a psicanalista francesa, Françoise Dolto. Palavras que podem ter sido enunciadas em momentos de raiva, sofrimento ou quando suas mães não sabiam que aquilo que elas diziam afetariam negativamente seus filhos. Pois, na maioria das vezes, as pessoas dizem brincando algo que faz muito mal. Lembro-me de uma mãe que chamava seu filho de porcaria e acreditava que isso era algo carinhoso; outra quando queria fazer um carinho no filho, dava palmadinhas nele, de forma leve, para não doer, dizia. Na verdade, tanto em um exemplo quanto no outro, os filhos foram marcados em seu corpo por esses atos e os repetiam na vida adulta, e isso, óbvio, os atrapalhava. E não poderia ser de outra forma, pois acreditar que se é uma porcaria ou que palmadas são carinhos não podem trazer nenhum benefício. Na análise com crianças temos a possibi...

Espera e o ritmo de desenvolvimento do bebê.

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(Imagem retirada da internet para fins de ilustração)         Quando uma criança nasce, já existe um mundo de linguagem esperando-a. Um nome foi escolhido, expectativas tiveram lugar, às vezes com sentimentos bons e outras vezes nem tanto... E vai ser em relação a essa demanda (todo o discurso do seu meio familiar) que ela vai responder com seu corpo frágil, característico dessa fase de vida. Responderá principalmente, ao desejo da mãe ou de quem vá a esse lugar. Se a criança vai chorar muito ou pouco, se vai mamar, pegar no bico do peito da mãe, dormir nas horas "certas" (espera-se que durante á noite), se vai crescer dentro do esperado para sua faixa etária, se vai sorrir, interagir, engordar, etc. Tudo isso vai depender da qualidade do vínculo e do desejo desse Outro que vai se ocupar dela. Isso significa que o seu desenvolvimento vai ser marcado e pontuado de acordo com os cuidados e desejo dessa mãe. Será través do seu discurso e do desejo in...

Alunos com dificuldades escolares - Qual é a causa ?

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(Imagem retirada da internet para fins de ilustração)                               A escola é um lugar que possibilita o desenvolvimento do sujeito, também é um lugar de socialização. É fato comprovado que muitas crianças apresentam problemas ou dificuldades escolares e que, na  maioria, essas dificuldades não têm  uma única causa . Podemos encontrar um conjunto de situações que incidem ou culminam nas dificuldades e que podem – se não forem tratados – evoluir para o fracasso escolar. Portanto, não se trata de ‘procurar culpados’ , para justificar esse sintoma, e sim de entender quais são os fatores que podem estar influenciando para que esses alunos não tenham um desenvolvimento escolar dentro do esperado. E se não for feita uma avaliação cuidadosa, podemos encontrar diversas situações em que o aluno é considerado e rotulado de preguiçoso, quando, na verdade,  existem fatores emoc...

Seus filhos não são bem-vindos em alguns lugares?

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(Imagem retirada da internet para fins de ilustração) Quantos de vocês já passaram por essa situação: alguns amigos te dizem que não podem se encontrar com você, outros desconversam, adiam... Vocês sabem  por quê? Agora imaginem as cenas:  Cena 1 : crianças subindo no sofá, pegando objetos, derrubando, quebrando outros, gritando, correndo... Cena 2 : crianças que ao chegar a loja de brinquedos, recebe uma negativa em relação a algo que queriam ganhar, gritam, se jogam no chão e fazem um escândalo. Os pais envergonhados cedem ao pedido, que "erroneamente" recebem dos filhos como se fosse "uma ordem!". Os ditos acima parecem ter saído de algum filme, porém é a realidade de muitas famílias brasileiras, com dificuldades em limitar os desejos, tantas vezes desmedidos, dos filhos. O que acontece com essas famílias? Quem é o adulto nessa situação? Quem consegue dar a ordem? Como fazer? Alguns pais perguntam: “ Como dizer não e aguentar a verg...