YES Blog da Escuta: A Escola e a transmissão dos limites

quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Escola e a transmissão dos limites





A Escola é a segunda instituição mais importante da vida de um sujeito. A primeira, todos sabem, é a família.
No ambiente escolar, a criança se depara com adultos que estão fora do círculo familiar e esses também tem uma influência grande no desenvolvimento dela, pois tem a função de acolhê-la e transmitir o saber.

Também é na escola que ela lida com o fato de ter que conter seus impulsos destrutivos: não pode bater, quebrar brinquedos, destruir os móveis, etc. Precisam aprender a respeitar o horário de estudar, brincar, comer; esperar o momento de falar, de escutar o outro (professora, amigos), etc.

Portanto, a escola é um lugar fundamental para o desenvolvimento da estruturação psíquica da criança.

Entretanto, as famílias não podem transferir para os professores a função que lhes é própria: a função de pai e mãe, de educar os filhos, ensinar a importância dos limites. 
Pois uma coisa é a escola continuar trabalhando para desenvolver um cidadão, a outra é o fato de algumas famílias acreditarem que é a escola que tem que exercer a função que é delas: educar o filho.

E os limites organizam o sujeito e o mundo, sem eles as pessoas ficam "entregues" as suas pulsões destrutivas. E quando encontramos as mais variadas formas de violências, é porque naquele sujeito faltou um limite ao seu gozo de destruição! 

Andreneide Dantas
30/04/14

#disciplina #escola #alunos #educação #educadores # paiselimites

                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário