![]() |
(Imagem retirada da internet para fins de ilustração) |
Os professores têm sofrido em
sala de aula para poder exercer bem sua função, pois, além de ensinarem a
disciplina (e sabemos que essa tarefa não
é fácil), ainda tem que ensinar regras básicas de convivências aos alunos. Tarefa
essa, que não compete a eles e sim, aos responsáveis pela educação dos mesmos!
Sendo assim, as crianças que vão para a escola já deveriam ter aprendido!
Está
mais do que provado, por pesquisas – como a que foi desenvolvida pela Fundação
Lemann e veiculada em março último pelo Fantástico* e principalmente por
experiências, que quando uma criança recebe disciplina em casa, tem melhores
condições de aprender em sala de aula. Pois terão condições principalmente de
respeitar seus professores.
Quando
a elas lhe são ensinados o que é certo ou errado, o que podem ou não fazer, sentem-se bem, percebem-se crescendo, fazendo parte de um mundo que é
regido por regras e leis. Por acréscimo, também descobrem que agradam aos
pais com suas conquistas diárias, pois a cada dia obtêm um novo aprendizado.
Quando são cercadas por adultos que prestam
atenção nelas, (leiam bem a frase!) que cumprem a função de educar
exercendo sua autoridade, sentem-se seguras e protegidas. Pois isso faz
com que elas possam conter suas pulsões destrutivas. E cada vez que isso
acontece, se acalmam e prestam atenção no
que estão fazendo. Em outras
palavras, mantém o foco, em vez de se dispersarem com o turbilhão de sensações, pensamentos e "atrativos" que funcionam como distrações...
Por
outro lado, quando isso não acontece, a consequência é que elas mudam muito
rapidamente o que estão fazendo, por não conseguirem manter a atenção em uma determinada atividade. Isso pode começar nas próprias brincadeiras e depois essa
dificuldade incidirá na dificuldade de
aprender na escola, e também terão outros desdobramentos, como dificuldades
no social e também nos relacionamentos.
E os
pais, que por algum motivo: medo, culpa,
fragilidade, dificuldades (que na maioria das vezes tem causas inconscientes)
não conseguirem disciplinar seus filhos, não sabem o “mal” que estão fazendo.
Por
isso, não se trata de acusá-los e sim, de
auxiliá-los nessa tarefa.
Concluindo,
é de fundamental importância que os adultos que se encarregam das crianças,
principalmente os pais, se apoderem da tarefa de educá-los e discipliná-los, pois
se não fizerem, quem o fará?
Talvez
os professores, mas dessa forma, perderão o tempo que deveriam estar
ensinando e desenvolvendo nas crianças um desejo de saber.
*Pesquisa
realizada pela Fundação Lemann, que ouviu mil professores do ensino fundamental
em todo país e concluiu que a indisciplina é um dos principais problemas que os
professores enfrentam em sala de aula.
Andreneide Dantas
12/06/15
#disciplina #rendimento #escolas #alunos #pais #professores #hiperatividade
Andreneide Dantas
12/06/15
#disciplina #rendimento #escolas #alunos #pais #professores #hiperatividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário