YES Blog da Escuta: Disciplina e rendimento escolar

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Disciplina e rendimento escolar


(Imagem retirada da internet para fins de ilustração)

Os professores têm sofrido em sala de aula para poder exercer bem sua função, pois,  além de ensinarem a disciplina (e sabemos que essa tarefa não é fácil), ainda tem que ensinar regras básicas de convivências aos alunos. Tarefa essa, que não compete a eles e sim, aos responsáveis pela educação dos mesmos!

Sendo assim, as crianças que vão para a escola já deveriam ter aprendido!


Está mais do que provado, por pesquisas – como a que foi desenvolvida pela Fundação Lemann e veiculada em março último pelo Fantástico* e principalmente por experiências, que quando uma criança recebe disciplina em casa, tem melhores condições de aprender em sala de aula. Pois terão condições principalmente de respeitar seus professores.
Quando a elas lhe são ensinados o que é certo ou errado, o que podem ou não fazer, sentem-se bem, percebem-se crescendo, fazendo parte de um mundo que é regido por regras e leis. Por acréscimo, também descobrem que agradam aos pais com suas conquistas diárias, pois a cada dia obtêm um novo aprendizado.
  
Quando são cercadas por adultos que prestam atenção nelas, (leiam bem a frase!) que cumprem a função de educar exercendo sua autoridade, sentem-se seguras e protegidas. Pois isso faz com que elas possam conter suas pulsões destrutivas. E cada vez que isso acontece, se acalmam e prestam atenção no que estão fazendo. Em outras palavras, mantém o foco, em vez de se dispersarem com o turbilhão de sensações, pensamentos e "atrativos" que funcionam como distrações...
  
Por outro lado, quando isso não acontece, a consequência é que elas mudam muito rapidamente o que estão fazendo, por não conseguirem manter a atenção em uma determinada atividade. Isso pode começar nas próprias brincadeiras e depois essa dificuldade incidirá na dificuldade de aprender na escola, e também terão outros desdobramentos, como dificuldades no social e também nos relacionamentos.
E os pais, que por algum motivo:  medo, culpa, fragilidade, dificuldades (que na maioria das vezes tem causas inconscientes) não conseguirem disciplinar seus filhos, não sabem o “mal” que estão fazendo.

Por isso, não se trata de acusá-los e sim, de auxiliá-los nessa tarefa.

Concluindo, é de fundamental importância que os adultos que se encarregam das crianças, principalmente os pais, se apoderem da tarefa de educá-los e discipliná-los, pois se  não fizerem, quem o fará?
Talvez os professores, mas dessa forma, perderão o tempo que deveriam estar ensinando e desenvolvendo nas crianças um desejo de saber.


*Pesquisa realizada pela Fundação Lemann, que ouviu mil professores do ensino fundamental em todo país e concluiu que a indisciplina é um dos principais problemas que os professores enfrentam em sala de aula.

Andreneide Dantas 
12/06/15

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