Disciplina e rendimento escolar


(Imagem retirada da internet para fins de ilustração)

Os professores sofrem em sala de aula para exercerem bem, sua função, pois,  além de ensinarem a disciplina (e sabemos que essa tarefa não é fácil), ainda tem que ensinar regras básicas de convivências aos alunos. Tarefa essa, que não lhes compete, e sim, aos responsáveis pela educação dos mesmos!

Sendo assim, as crianças que vão para a escola já deveriam ter aprendido!


Está provado, por pesquisas — como a que foi desenvolvida pela Fundação Lemann — e veiculada em março último pelo Fantástico, e principalmente por experiências, que quando uma criança recebe disciplina em casa, tem melhores condições de aprender em sala de aula. Pois terão condições de respeitar seus professores.
Quando lhe são ensinados o que é certo e errado, o que podem ou não fazer, sentem-se bem, percebem-se crescendo, fazendo parte de um mundo regido por regras e leis. Por acréscimo, também descobrem que agradam aos pais com suas conquistas diárias, pois a cada dia obtêm um novo aprendizado.
  
Quando são cercadas por adultos que prestam atenção nelas, (leiam bem a frase!) que cumprem a função de educar exercendo sua autoridade, sentem-se seguras e protegidas. Isso faz com que elas possam conter suas pulsões destrutivas. E cada vez que isso acontece, se acalmam e prestam atenção no que estão fazendo. Em outras palavras, mantém o foco, em vez de se dispersarem com o turbilhão de sensações, pensamentos e "atrativos" que funcionam como distrações.
  
Por outro lado, quando isso não acontece, a consequência é que elas mudam muito rapidamente o que estão fazendo, por não conseguirem manter a atenção em uma determinada atividade. Isso pode começar nas próprias brincadeiras e depois essa dificuldade incidirá na dificuldade de aprender na escola, que também terá outros desdobramentos, como dificuldades no social e também nos relacionamentos.
Os pais, que por algum motivo:  medo, culpa, fragilidade, dificuldades (que na maioria das vezes tem causas inconscientes) não conseguirem disciplinar seus filhos, não sabem o mal que estão fazendo.

Por isso, não se trata de acusá-los, o melhor é auxiliá-los nessa tarefa.

Concluindo, é de fundamental importância que os adultos que se encarregam das crianças, principalmente os pais, se apoderem da tarefa de educá-los e discipliná-los, pois se  não fizerem, quem o fará?
Talvez os professores, mas dessa forma, perderão o tempo que deveriam estar ensinando e desenvolvendo nas crianças um desejo de saber.


*Pesquisa realizada pela Fundação Lemann, que ouviu mil professores do ensino fundamental em todo país e concluiu que a indisciplina é um dos principais problemas que os professores enfrentam em sala de aula.

Andreneide Dantas 
12/06/15

 
#escutaanalitica1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As dores dos Adolescentes

A Escola e a transmissão dos limites

Você tem mania de quê?