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Palavras - alimento para constituição subjetiva do sujeito

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O filhote do homem — o pequeno infans —  o bebê, é um ser totalmente indefeso que necessita, quando nasce, de um Outro que satisfaça suas necessidades alimentícias e de asseios. Isso acontece porque diferente das outras espécies, o bebê é sempre prematuro. Não consegue buscar seu alimento, por isso precisa de um Outro, no caso a mãe — ou quem vá a esse lugar — para cumprir essa função. Porém, o ser humano não precisa somente de alimentação e cuidados básicos para se desenvolver, ele necessita também do olhar e de palavras . E esse "alimento" vai depender da relação entre sua mãe e ele. Pois, quando ele emite um grito ou o choro, ela interpretará e lhe devolverá como um sinal de: “ é choro de fome ”; “ é choro de frio ”, etc. Através das palavras que a mãe emitir, o bebê receberá o "alimento" que transformará seu pequeno corpo biológico em um corpo simbólico, banhado pela linguagem. E todo o desenvolvimento psico-físico-motor estará relacionado c...

Pais que não se autorizam ...

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Imagem retirada da internet para fins de ilustração. Quando alguém é promovido, faz aniversário, passa da fase da infância para a adolescência, da adolescência para a adulta, não significa que vá assumir esse novo cargo, nova idade, nova fase de vida, automaticamente, pois se trata de sujeitos e não de máquinas. Em relação à maternidade e paternidade também acontece algo parecido, pois não é garantido que quando um homem ou uma mulher tenham filhos (gerando, procriando e/ou adotando) que se encarreguem da função de pais. Em qualquer uma das situações acima, é fundamental que se autorizem a assumir essa nova função ou fase, se não, não será possível. Pois, isso não é nada dado pelo outro ou tenha relação somente com a passagem do tempo, ou amadurecimento biológico. Na clínica, recebemos pais angustiados em relação ao sofrimento e indisciplina dos filhos e nas entrevistas — em alguns casos — o que nos chama a atenção é quando dizem: " Eu falei para o meu filho:  a...

Brincar é estruturante

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(Imagem retirada da internet para fins de ilustração) As ocupações preferidas das crianças são as brincadeiras e os jogos, já nos dizia Freud em 1907. É através do brincar ou das brincadeiras que elas exploram o mundo e também podem se “apropriar” da realidade, e dessa forma transformá-la. Enquanto brinca, a criança se diverte, aprende, se desenvolve orgânica e psiquicamente. Primeiro brinca com sua mãe (quando esta brinca com ela), e nesse momento existe “um playground” entre os dois, como bem situou Winnicott, depois com seu corpo e posteriormente com seus colegas de jogos. É também através dos jogos e brincadeiras que as crianças mostram seu desejo de crescer. Não é por acaso que brincam de serem adultos (fingem serem os pais, os professores, etc.). A criança é um sujeito em constituição e se desenvolve através da mediação com o Outro, e o brincar é um meio. Pois, através dele, ela imagina, cria de acordo com seu mundo interno, de acordo com suas fantasias,...

Pais devem falar a verdade

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(Imagem retirada da internet para fins ilustrativos) Se os pais querem ensinar aos filhos que é importante que falem a verdade, isso deve começar por eles. Pois, sabemos que as crianças aprendem com o que escutam dos pais (depois com professores e outros que vão ao lugar de modelos) mas também aprende, principalmente, com o comportamento dos pais. Logo, se eles praticam o exercício de falar com seus filhos, explicar o porquê do funcionamento das coisas, o que é fantasia e o que realidade, seus filhos aprenderão com isso, e tenderão a fazer o mesmo. Quando uma criança pergunta algo para a mãe que ela julga ser ‘ demais’ ou ofensivo, ela tem a oportunidade de explicar para seu filho o quanto ele está equivocado e confuso. Mas só poderá fazer isso se antes escutar o que ele tem a dizer e perguntar porque está falando sobre aquele assunto. Um exemplo: uma  criança pergunta sobre sexo ou morte, os pais precisam responder aos filhos a verdade (respeitando o limite da ida...

Desejo de ser mãe não é algo natural

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(Imagem retirada da internet para fins de ilustração) A criança quando nasce vem ocupar o lugar de uma falta, se não fosse assim, não existiria lugar para ela. Quando os pais têm desejo de ter um filho se empenham em realizá-lo. Outros, acreditam que querem, mas na verdade não existe lugar para esse desejo, então mesmo que se empenhem muito, não conseguem engravidar. Falo aqui, de situações onde mesmo que organicamente as condições se apresentem favoráveis (não tenham nenhum problema orgânico nem com o homem nem com a mulher), ainda assim, não conseguem. É importante diferenciar que muitas vezes as pessoas verbalizam que querem algo, mas isso não coincide com o verdadeiro desejo, que está no seu inconsciente. Isso significa que mesmo que digam que querem determinada situação, não a desejam. No caso do nascimento de uma criança é fundamental que ela tenha sido desejada. Desejada para que? Podemos perguntar. Existem mulheres que podem ter um filho e doá-lo para uma...

Vídeo: Dificuldades Escolares - Quais as consequências se não forem tratadas?

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Vídeo sobre as Problemáticas Escolares Psicanalistas: Ana Carlenia Oliveira , Andreneide Dantas e maria do Carmo Mucciolo # psicologia #analise #dificuldadesescolares #deficit #aprendizado #escola #professores #pais #alunos #atenção #cuidados