Postagens
Psicanálise com crianças - Entrevista escrita (Parte 2)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Psicanálise com Crianças (parte 2) 4. Quais queixas são mais comuns ? As queixas mais comuns são as dificuldades escolares: desde a troca de letras, atraso no aprendizado, repetência; dificuldades de relacionamentos com colegas, agressividade consigo e com outros, hiperatividade, déficit de atenção, inibições, etc. Situações que atrapalham o desenvolvimento da criança, tanto físico quanto intelectual. O que se revela na análise é que essas dificuldades encobrem outras, que vão surgindo durante o tratamento. A medida que o tratamento transcorre, vemos qual é a posição que a criança ocupa na família, como está posicionado o casal de pais, o que eles esperam desse filho, como a criança se vê, sua relação com irmãos etc. 5. Existem doenças ( bronquites, rinites, doenças de pele, diabete , asmas, otites… ) que mesmo a criança sendo atendida e tratada com medicamentos, os resultados não são satisfatórios, essas crianças se beneficiariam do tr...
Os Laços entre a Motricidade e o Inconsciente
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

A psicomotricidade será abordada nesse trabalho, a partir da visão da psicanalista Françoise Dolto, que mostra com bastante clareza em seus casos clínicos, a diferença entre Imagem Inconsciente do Corpo e Esquema Corporal, relatando o quanto a motricidade pode ser inibida ou prejudicada a partir do direcionamento inconsciente de cada sujeito. Os casos clínicos relatados por ela em seu livro “A imagem inconsciente do corpo”, retrata a história de crianças saudáveis quanto a seu esquema corporal, estando o funcionamento deste, comprometido por imagens patogênicas do corpo. A motricidade aqui está ligada ao sintoma pelo seu fantasma. Esquema Corporal e Imagem do Corpo O esquema corporal é uma realidade, um corpo orgânico, semelhante em todos da espécie humana. O corpo orgânico é um medi/a/dor (lê-se mede a dor) que se organiza de acordo com as relações que o sujeito adquire com o contato com os outros. Inicialmente seus pais, ou cuida...
Hiperatividade
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

(Imagem retirada da internet para fins ilustrativos) Uma criança é sempre pré-matura ao nascer quando comparada ao outros mamíferos, pois depende totalmente de um Outro para desenvolver-se física e psiquicamente. A imagem que ela tem de seu corpo também depende dessa relação com esse Outro que cuidou, banhou, alimentou e principalmente, falou com ela. Esses primeiros tempos de vida imprimirá marcas em seu corpo e em seu psíquico, que afetará todas as suas relações posteriores. Portanto, a organização dela quanto ao tempo e espaço tem relação com a imagem que ela tem de si mesma, que por sua vez, depende da relação que ela teve e tem com quem cuidou e cuida dela. Seu aquietar-se também responde ao discurso no qual ela está inserida, assim como o controle de suas pulsões agressivas. Então, como podemos ler o que acontece quando elas não conseguem parar? Quando não conseguem ficar quietas ou quando são desafiadoras e não obedecem regras e disciplinas? ...
Dizer "Não!"
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Dizer "Não!" (Imagem retirada da Internet para fins ilustrativos) Para que os pais possam dizer N ão para um filho é preciso que esse N ão, primeiramente, funcione para eles. Quando não conseguem - por não contar com recursos psíquicos- é necessário que busquem ajuda, pois seus filhos ficam sem uma contenção, como um barco sem direção! É o que vemos acontecer nos dias atuais com a s crianças que não param. Que dão muito trabalho na escola, que não respeitam os pais e professores; que batem e apanham quando não conseguem lidar com frustrações, e sofrem muito com isso. Vemos - em muitos casos - que existe receio, e até medo, em algumas famílias, em impor autoridade, por equivocadamente, confundirem com autoritarismo. É um equívoco acreditar que essa questão tem relação com um déficit orgânico e não com enfraquecimento das funções paterna e materna. Os pais precisam impor limi...